Como lidar com os pais de crianças doentes

Theartro Circo Café 19 Março 2013

Em Março celebra-se o dia do pai. Por isso mesmo, neste mês, o tema da Conversa Médica será “como lidar com os pais de crianças doentes”. O papel de ser pai/mãe torna-se mais difícil de realizar quando a criança adoece. Os pais questionam-se se estarão a fazer o melhor pelo seu filho; se este é o melhor tratamento disponível; se a criança vai recuperar; que lesões irão permanecer e de que forma irão condicionar o futuro da mesma.

Os pais de crianças doentes têm medos, dúvidas, sentem-se inseguros. Devem, por isso, ser tratados de forma especial e cuidada. É disso que falaremos na próxima Conversa Médica e, para tal, contamos com a presença do Dr. José Luís Fonseca (OM – Braga; Neonatologia Hospital de Guimarães), da Dra. Adília Araújo (Psicóloga do Hospital de Braga) e de um pai de uma criança prematura.

As Conversas Médicas são uma iniciativa do NEMUM em parceria com a Alumni Medicina e a Secção Distrital de Braga da Ordem dos Médicos. Realizam-se com uma frequência mensal e pretendem ser um diálogo entre profissionais da saúde e a sociedade, abordando temas que estão aquém e além do consultório.