Curso ATAM promove formação especializada para anestesistas na Universidade do Minho em colaboração com os Hospitais de Braga, São João e Gaia

25 Setembro 2020

A 2ª Edição do Curso ATAM, um curso organizado pela Escola de Medicina da Universidade do Minho, Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ), Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) e Hospital de Braga (HB), por uma equipa com experiência pedagógica e clínica que incluiu os coordenadores dos grupos de via aérea difícil dos hospitais organizadores.

O curso teve o apoio científico da Sociedade Europeia de Via Aérea (EAMS) e pela Sociedade Europeia de Anestesiologia (ESA), tendo sido acreditado pela União Europeia dos Médios Especialistas. Contou com a participação especial de Xavier Onrubia (Representante Espanhol membro do Board da EAMS).

Foram 3 dias de prática, com a partilha de experiências a par do desenvolvimento de competências na abordagem da via aérea avançada, em simuladores na Escola de Medicina da Universidade do Minho e em clínica no Bloco Operatório do Hospital de Braga e no Centro Hospitalar e Universitário de São João.

O Curso contou ainda com a colaboração de anestesiologistas dos hospitais organizadores (CHUSJ, CHVNG/E, HB) e do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga,  Hospital CUF Porto, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Instituto Português de Oncologia do Porto, num total de 20 formadores.

Nesta edição participaram 30 médicos especialistas e em formação específica nas áreas de Anestesiologia, Medicina Interna e Medicina Intensiva.

Atendendo à componente prática vincada do curso, os responsáveis mantiveram a realização em formato presencial, adaptando o curso às normas de segurança de saúde pública.