Laboratório de Aptidões Clínicas

08 Fevereiro 2013

Uma prática médica de excelência requer a aquisição de diversas competências e habilidades. Uma vez adquiridas, essas competências técnicas são aperfeiçoadas e mantidas por treino específico, em condições controladas, de forma a assegurar a melhor qualidade na prestação dos cuidados de saúde. A utilização de laboratórios de aptidões permite a aquisição e o treino dessas competências sem comprometer a segurança do doente e com uma curva de aprendizagem mais rápida.

A Escola de Ciências da Saúde (ECS) implementou o projeto do Laboratório de Aptidões Clínicas (LAC) que iniciou atividade em Janeiro de 2008 e que se vem consolidando como importante mais-valia na formação médica pré- e pós-graduada ministrada pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho (ECS-UM).

O LAC foi criado como uma unidade de formação complementar para os alunos e profissionais de saúde, visando a aquisição e melhoramento de competências clinicas e de comunicação. Com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, o laboratório encontra-se equipado com a mais recente tecnologia de simulação e uma vasta oferta de formação, tendo ainda desenvolvido o Programa de Formação de Pacientes Estandardizados, que arrancou em 2010 em plenitude da sua capacidade.

Neste momento, o LAC promove um ambiente adequado ao ensino tutorial de inúmeras especialidades e de variados grupos profissionais. Os cenários simulados são desenhados especificamente para cada grupo de participantes, de modo a satisfazer a sua preparação e necessidades; deste modo, permitem a cada participante a execução e treino de procedimentos relevantes para a sua formação, simples ou complexos, e permitem a exposição repetida a cenários menos comuns.

Objetivos gerais: o Laboratório de Aptidões Clínicas tem por objetivo promover condições de aprendizagem ideais, pedagógica e tecnologicamente inovadoras, para a aquisição, treino e avaliação de competências técnicas na área médica.

Objetivos específicos: (1) treino de competências clínicas e de comunicação; (2) actividades curriculares e extra-curriculares de treino na formação pré-graduada dos alunos do Curso de Medicina da ECS; (3) formação pós-graduada de médicos e outros profissionais de saúde; (4) avaliação (com possível recertificação) de competências médicas em ambientes simulados mas tendo por base situações médicas reais em consultórios, salas de emergência médica e blocos operatórios.

População alvo: alunos de Medicina; médicos e outros profissionais de saúde.

Atividades para Médicos e Profissionais de Saúde Externos:

Treino de gestos clínicos (“Algaliação”; “Interpretação ECG”; “Interpretação TAC”; “Oftalmoscopia”…)
Treino de entrevista clínica com pacientes estandardizados
Cursos de pós-graduação (“InAnestesia”; “TIMI”; iNeurologia; InPsiquiatria …)
Workshops (“Comunicação em situações difíceis”; “Urgências Médicas”; Imobilização de fraturas; …)
Informações (sessões/cursos/horários): www.ecsaude.uminho.pt > Laboratório de Aptidões Clínicas > Calendarização.

Preçário / Inscrição

Treino de gestos clínicos: 5€
Treino de entrevista clínica com pacientes estandardizados: 5€
Cursos de pós-graduação: sobre consulta
Workshops: sobre consulta
Mais informações aqui ou através do e-mail lac@ecsaude.uminho.pt

A Alumni Medicina é uma associação parceira dos Laboratórios de Aptidões Clínicas da ECS-UM. Os associados da Alumni Medicina com as quotas anuais actualizadas têm direito a duas sessões de treino gratuitas por ano.

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com